quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sábado é dia de vacinar as crianças contra a paralisia




A secretaria de Saúde do DF participa neste sábado, 12 de junho, da campanha oficial de vacinação contra a poliomielite estipulada pelo Ministério da Saúde para todo o País. Será um dia de vacinação para as crianças menores de cinco anos de idade. A Secretaria disponibilizará vacinas contra a poliomielite e também contra a Gripe H1N1. O horário de funcionamento para a vacina oral contra a pólio será das 8h às 17h em hospitais, centros e postos de saúde, escolas, shoppings e supermercados, além de postos volantes. A H1N1 será oferecida apenas nos centros de saúde.


“É importante que pais e responsáveis levem o cartão de vacinação, pois, durante a campanha, as equipes de saúde aproveitam para atualizar as vacinas pendentes.” esclarece a gerente de Vigilância Epidemiológica e de Imunização, Ana Luiza Grisoto.


Alguns shoppings da cidade já estão se organizando para receber as crianças no sábado e, com tantos locais disponíveis, a população não terá desculpa para não vacinar os pequenos.

O objetivo da campanha é manter o Brasil dentro da erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. No Distrito Federal, a população-alvo para a vacina contra poliomielite é de 221.065 crianças menores de cinco anos e a meta é vacinar pelo menos 95% desse público, 210.011 crianças.


Os demais públicos da Gripe A – gestantes e jovens com idades entre 20 e 29 anos – deverão procurar a vacinação de rotina nos centros de saúde, de segunda a sexta-feira, porque o sábado será exclusivo para os pequenos.

A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Atualmente, a poliomielite é considerada uma doença erradicada no Brasil, mas é preciso manter o quadro.

A vacina não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando há febre acima de 38 graus, vômitos ou diarreia.


Fonte: Jornal Coletivo



OBS: O Centro de Saúde da Vila Planalto, de igual modo participará da Campanha. Levem os seus filhos a partir das 8 da manhã do dia 12. É importante a participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar.