quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inverno intensifica perigo de doenças

Jornal Coletivo

O inverno começou oficialmente na última segunda-feira, 21, e vai até 23 de setembro. Em Brasília a estação promete ser de muito frio e seca, sem previsão de chuvas, segundo especialistas da Meteorologia. “O clima de Brasília nessa época é bem característico, por enquanto está tudo dentro do normal. Esperamos por um inverno com noites bem frias e manhãs com sol forte”, explica o meteorologista Hamilton Carvalho. No inverno, a maioria das pessoas se descuida e aí entram em cena as doenças dermatológicas e oftalmológicas.

Especialistas alertam que o tempo frio também é um grande inimigo da pele e dos olhos e o descuido pode gerar e potencializar doenças sérias. Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica no DF, o grande vilão da pele durante o inverno é o chuveiro. “No frio, as pessoas tomam banhos mais quentes e mais longos. Isso retira a camada de gordura protetora da pele, que já fica mais fina naturalmente quando a temperatura cai. Essa camada é essencial para manter a hidratação da pele e evita a penetração de bactérias e fungos. Seu enfraquecimento deixa a pele seca e mais sujeita a coceiras e alergias. Além disso, áreas como virilha, axilas e pés ficam vulneráveis a infecções”, explica ele.

Os pequenos merecem cuidados especiais, pois têm a pele mais sensível e vulnerável a problemas de pele. A hidratação é essencial, por isso deve-se ingerir bastante líquido “Os pais precisam garantir que precisam redobrar os cuidados para garantir que as crianças estejam sempre bem hidratadas”, recomenda.


Entre as doenças de pele mais comuns no inverno estão a dermatite atópica (ou eczema atópico), a “impinge”, a psoríase e a urticária. O oftalmologista Jonatahan Lake, da Oftalmed, alerta que os olhos, como ficam expostos, acabam mais suscetíveis a infecções nesta época de seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar.