sexta-feira, 9 de julho de 2010

Educação ainda preocupa

Segundo entrevistados na pesquisa, a educação básica precisa de atenção dos próximos governantes do país

Uma de nossas propostas é tornar o acesso à educação uma realidade para cada jovem de Brasília.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada em junho deste ano revela a grande preocupação dos brasileiros. Atrás apenas de saúde e segurança, os entrevistados consideram educação como a terceira área mais problemática no país. O dado faz parte de uma pesquisa do Todos Pela Educação e da Fundação SM, com realização do Ibope Inteligência. Apesar da preocupação, a porcentagem de entrevistados que consideram o ensino como ótimo aumentou mais de 10 %, nos últimos quatro anos.


Segundo os 2.002 entrevistados, a educação básica merece mais atenção do próximo governante. Ela aparece entre as áreas consideradas prioritárias e, para os eleitores, a educação pode ser a solução dos problemas nacionais. A pesquisa aponta ainda que os brasileiros estão mais preocupados com o ensino do Brasil, já que em 2006 o tema ocupava apenas o sétimo lugar entre os anseios da população. “Este é um fato muito positivo para o país. Os dados permitem afirmar, com satisfação, que a sociedade brasileira está mais atenta para a importância da educação. Os eleitores brasileiros consideram a educação como área relevante para o presente e o futuro do Brasil. E não é qualquer educação, é educação de qualidade para todas as crianças e jovens”, afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação.


O aumento da percepção da educação como área prioritária foi expressivo: houve crescimento de 87% na parcela dos que citam o tema como fundamental para o próximo governante. Para os entrevistados, a educação melhorou gradualmente de 2006 para 2010. O percentual de entrevistados que consideram o ensino ótimo passou de 25% para 34%; a parcela dos que o consideram ruim ou péssimo diminuiu de 28% para 21%; e o total dos que o consideram regular manteve-se praticamente constante, passou de 45% para 44%. Apesar das opiniões que garantem melhora na educação pública, os entrevistados fazem uma crítica: o ritmo é lento.


É por isso que os ocupantes do Legislativo, devem junto com o Governo buscar melhores condições de acesso à educação. Principalmente à educação técnica, que além de instruir, prepara o jovem para o mercado de trabalho. Esse é um de nossos compromissos.


Fonte: Jornal da Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar.