sexta-feira, 9 de julho de 2010

Área ambiental vira depósito de entulho em Planaltina

Descaso transformou área de preservação ambiental em aterro, apesar de ser proibido

Denuncia feita por um morador de Planaltina revelou o descaso com uma área de preservação ambiental localizada na cidade. No local são despejados restos de obras de construção, móveis velhos e lixo. O terreno fica no final da Rua 1º Julho na esquina com a Rua Maranhão. A área de preservação fica distante das ruas, mas o acesso a ela é por meio de um lote abandonado, que estava com a vegetação toda queimada e cercas derrubadas para facilitar o despejo de entulho.


Além de ser área de preservação ambiental, o espaço também é uma área de nascente. Os detritos são depositados próximos a um pequeno córrego, que devido à quantidade de entulho no lugar já quase não é possível vê-lo passando, somente durante a época de chuva na cidade.


Bem em frente ao terreno foi fixada uma placa pela administração com um aviso: “Proibido jogar lixo ou entulho – sujeito a multa”. Porém o aviso e a ameaça de penalidade não são suficientes para manter o espaço livre dos detritos.


Durante a visita da reportagem do Coletivo ao local, Maria Ida, 67 anos, falou que conhece o proprietários dos lotes onde estão sendo jogados entulhos. “Esses lotes eram do meu pai, que já faleceu. Ele vendeu alguns, mas parece que as pessoas não estão cuidando direito do lugar”, contou. “Agora tenho que procurar os donos se não vai acabar sobrando pra eu pagar por um prejuízo que não fiz”, completou a moradora.


Procurada pela reportagem, a Administração Regional de Planaltina informou que só poderia se manifestar sobre o caso quando alguém fosse flagrado jogando entulho no local ou que o proprietário seja notificado, o que até o momento não aconteceu, conforme dados da regional. Ao receber a denúncia da equipe do jornal Coletivo, a Gerência Técnica da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água do DF (Sudesa) adiantou que enviará uma equipe para fazer uma avaliação do terreno.

Fonte: Jornal Coletivo

Comentário: esta é uma triste realidade no Distrito Federal. A nossa cidade deve ter uma legislação mais severa para punir quem agride o meio-ambiente dessa forma. Esse é um dos meus compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar.