segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Candidato mais lembrado em pesquisa

Segundo reportagem do Jornal Alô Brasília, em pesquisa encomendada pelo próprio jornal, o meu nome foi o mais lembrado na pesquisa espontânea. Isso é resultado do trabalho sério que fizemos e da campanha limpa que estamos realizando. Muito obrigado pelo apoio de todos. Veja abaixo a íntegra da reportagem.

Fonte: Alô Brasilia

Indecisão na eleição de distritais

A disputa para conquistar uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promete ser acirrada. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 855 candidatos disputarão as 24 vagas para deputado distrital. A média é de 35,6% aspirantes por vaga. Do total de candidatos, 17 são deputados distritais que tentarão se reeleger em outubro. Até o momento, 266 estão aptos, oito já não podem mais concorrer e o restante aguarda julgamento. Contudo, mesmo com tantos nomes à disposição dos eleitores, 84,49% deles não sabem ainda em quem vão votar. Foi o que revelou a pesquisa encomendada pelo Jornal Alô Brasília ao IBGS.

Na amostragem feita de forma estimulada (quando o eleitor recebe em mãos a lista com todos os nomes que estão na disputa), lideram os já deputados distrital Chico Leite (PT) e Paulo Roriz (DEM), ambos com 0,62% das intenções de votos. O terceiro colocado seria, de acordo com os dados, o primeiro nome de renovação na Casa: Guarda Jânio (PSB), com 0,55% dos votos.

Outros nomes conhecidos aparecem entre os 24 candidatos mais citados na amostragem: Aylton Gomes do PR (0,47%), o tucano Raimundo Ribeiro com 0,39%, Alírio Neto, do PPS, com 0,39%, e os democratas Eliana Pedrosa (0,31%) e Raad Massouh (0,23%). Também estariam reeleitos os distritais Batista das Cooperativas (PRP) e Cabo Patrício (PT), com 0,16% cada. Totalizariam, teoricamente, nove candidatos reeleitos, deixando 15 vagas para os novatos.

A população feminina demonstrou ser mais indecisa, com 89,32% das eleitoras sem resposta. Enquanto isso, 81, 53% dos homens preferiram não adiantar o voto.


As cadeiras segunda pesquisa espontânea


Líder comunitário da Vila Planalto, Vantuil (PSL), foi o mais lembrado na pesquisa espontânea, com 1,17% dos votos. Nessa amostragem, o número de indecisos é alto, mas menor que o da estimulada (77,16%). Curiosamente, quando o eleitor diz espontaneamente em quem pretende votar para ocupar uma das 24 cadeiras da Casa, nomes que não aparecem na pesquisa estimulada entre os 24 primeiros, figuram na lista: Além de Vantuil, Nilson (PSDC), Campanela (PT), Dirsomar (PT), Everaldo Brito, Liliane Roriz (PRTB), Paulo de Tarcio (PHS), Roney Nemer (PMDB), Vastim.

Poucos são os candidatos que têm números expressivos em todas as regiões do DF. Quase todos os nomes citados na pesquisa possuem votos muito segmentados e regionalizados – por isso de alguns nomes aparecerem na pesquisa espontânea e sumirem na estimulada.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está entre as mais novas casas legislativas do país. Como o DF absorve as funções de estado e de município, sua Casa Legislativa é também a mais diferente, a começar pelo nome, que traduz um misto de Assembleia estadual e Câmara municipal. Vinte e quatro deputados distritais, eleitos de quatro em quatro anos, compõem a Câmara Legislativa. Esse número é determinado pelo artigo 27 da Constituição Federal e corresponde ao triplo do número de deputados federais do DF.

A Câmara foi estruturada para garantir suporte à atuação legislativa (elaboração e discussão de leis) dos deputados. Além disso, a Casa precisa assegurar, com eficiência e rapidez, sua administração interna e o atendimento à população que transita diariamente por suas dependências, numa rotina comum às casas legislativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar.